25 de jul. de 2016

VI Congresso Latino Americano de Musicoterapia2016



VI CLAM



O VI CLAM 2016 foi realizado nos dias 18 a 23 de julho de 2016 em Florianópolis - Santa Catrarina - Brasil, veio trazer neste ano grandes conferencistas, muitos musicoterapeutas da América Latina, compor mesas redondas, como palestras, minicursos e apresentações de poster nos campos da Musicoterapia nas áreas da Neurociência, Música e Tecnologia.

A história do CLAM vem desde 2001 onde o Comitê Latino Americano de Musicoterapia preocupado em  estender os campos de conhecimento e atuação da Musicoterapia, divulgar e incentivar a pesquisa científica, tem organizado a cada três anos um Congresso Latino Americano de Musicoterapia (CLAM). De acordo com o combinado com os membros do Comitê de cada um dos países participantes se encarregaria de sediar este evento.

Foi assim em 2001/2002 quando a Argentina recebeu o I Congresso Latino Americano e o II Encontro Latino Americano de Musicoterapia em Buenos Aires dentro da Faculdade de Medicina de la Universidad de Buenos Aires de 04 a 06 de abril de 2002 com a presença dos Mt Claudia Mendonza, Cecília Conde, Dr. Rolando Benenzon e Mt Rodolfo Fahrer entre outros.

Nos anos seguintes foram realizados no Uruguai, Chile e Bolívia.

No VI CLAM reuniu vários profissionais e estudantes de toda America Latina, como Colômbia, Argentina, Brasil entre outros.


Componentes da Diretoria da Uniao Brasileira de Musicoterapia - UBAM esteve presente, Mariane Oselame (presidente), Camila A. Gonçalves (vice-presidente), Nathalya Avelino (primeira secretária) e Marcello Santos (primeiro tesoureiro). 



Diretoria da UBAM



Comitê Científico



Cerimonia de abertura do CLAM 



Foto com todos os participantes do evento







Congresso Europeu de Musicoterapia 2016








10º Congresso Europeu de Musicoterapia, foi realizado nos dias 05 a 9 de julho de 2016 em Vienna - Áustria, no Campus da Universidade de Música e Artes Dramáticas de Vienna.  

A Confederação Européia reuniu vários profissionais europeus e do mundo, como os brasileiros para estarem promovendo e trocando informações sobre suas atuações musicoterápicas.

Os brasileiros presentes foram seis profissionais e estudantes de alguns estados do Brasil, como a musicoterapeuta Claudia Zanini e Gustavo Gattino.

O próximo Congresso Europeu será realizado na Dinamarca em 2019, que venha o 11º Congresso Europeu de Musicoterapia em Aalborg.