A musicoterapia é uma terapêutica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, que visa a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo,melodia e harmonia), bem como de suas freqüências vibratórias, para promover a restauração da saúde dos indivíduos, em um processo que envolva respostas perceptivas, cognitivas e intelectuais, favorecendo a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização biopsicossocial e espiritual, para desenvolver potenciais e/ou recuperar suas funções, de forma que possa alcançar melhor integração intra e inter pessoal e conseqüentemente uma ótima qualidade de vida.
Através da criatividade, da expressividade e da espontaneidade, sendo exploradas em quatro principais métodos de musicoterapia, que são elas: improvisação, re-criação, composição e receptivo.
Crianças, jovens, adultos e idosos podem ser beneficiados pelo processo musicoterapêutico.
Não é um requisito necessário para o paciente, saber tocar um instrumento, ou ter conhecimentos musicais. A pessoa apenas deve ter sensibilidade à música; afinal, poucas são as pessoas que não gostam ou não ouvem música para fazer musicoterapia.
O musicoterapeuta é um profissional da saúde, graduado capacitado para contribuir na recuperação e reabilitação da saúde e na prevenção de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário