24 de set de 2011

A MUSICOTERAPIA NA MEDICINA

O programa musicoterapêutico desenvolvido ma área médica é fundamentado a uma abordagem na qual o foco primário é melhorar, recuperar ou manter a saúde física e mental do ser humano, com a finalidade de apoiar estimular estruturar, ajudar a desenvolver a orientação temporal e espacial, os sentimentos e a conscientização do próprio corpo e das próprias sensações, favorecendo assim potencialidades correspondentes ao estado de desenvolvimento do Eu, através de intervenções terapêuticas que agem no individuo e constroem suas teorias a partir da linguagem sonoro-musical.
No artigo “The Future of Music in Therapy and Medicine” de MICHAEL H. THAUT, mostra a importância da Mucioterpia na Medicina.
O papel da música como terapia na medicina, através de estudos neurobiológicos (base da música no cérebro e como a musica promove a mudança do  comportamento e função biológica) é de influenciar e moldar o funcionamento do cérebro.
Promovendo assim a  plasticidade neural permitindo o ajuste dos ritmos internos aos momentos mais propicios do meio ambiente, isto é, uma adaptação temporal de que consiste na harmonização entre a ritmicidade biológica e os ciclos ambientais, promovendo a saúde do organismo e prevenção de doenças internas e esternas, no aspecto biopsicossocial e espiritual.
  



Thaut é Professor de Musicoterapia e de neurociências no Colorado State University, Diretor do Center for Biomedical Research in Music e co-Diretor da School of the Arts.
Sua pesquisa se concentra na função da música no cérebro, verificando o processamento de informação, especialmente tempo no cérebro, relacionado com ritmicidade e aplicações biomédicas da música para a reabilitação neurológica da função cognitiva e motora.
Dr. Thaut é autor e co-autor de vários livros que foram traduzidos em alemão, japonês, coreano, italiano e espanhol.
Antes de se tornar neurocientista e musicoterapeuta, ele era um violinista profissional nos gêneros clássicos e populares.











Autor do livro "Rhythm, Music, and the Brain: Scientific Foundations and Clinical 

Um comentário:

  1. Sou voluntário de Musicoterapia no Instituto Casa Vida (tratamento de apoio anticâncer), em Juiz de Fora - Minas Gerais - BRASIL. Sei muito bem dos grandes benefícios que a música pode fornecer ao nosso organismo, tratando do homem por inteiro, de forma física, espiritual, astral. Estou feliz em ser um dos divulgadores desta terapia.

    ResponderExcluir