28 de out de 2012

Música e Medicina



O violinista Robert Gupta, ministra uma palestra com o título "Música e Medicina"


Ele fala sobre os efeitos a música no Sistema Nervoso Central e comenta sobre o músico Nathaniel Ayers, do filme “O Solista”.

Gupta diz que a música é remédio e que nos transforma – para Nathaniel um esquizofrênico paranoico, a música é saúde mental “Música é remédio, música é sanidade”, pois através dela (a música),  permite a ele pegar seus pensamentos e delírios, e dar lhes uma forma através da sua imaginação e criatividade, com a música a realidade . Essa fuga do seu estado atormentado transforma na essência da arte.

"Esta foi a razão pela qual nós fizemos a música: pegamos algo que existe dentro de todos nós em nosso núcleo fundamental, as nossas emoções, e através da nossa lente artística, através da nossa criatividade, somos capazes de moldar as emoções em realidade."

"Para aquele que vivem na maioria das condições degradantes...a música oferece uma oportunidade para que eles transcendem o mundo ao seu redor, para lembrar que eles ainda têm a capacidade de experimentar algo bonito."



Assistam a palestra pelo vídeo na integra:



 
TED (é uma conferencia independente que possibilita que novas experiências possam ser transmitidas por todo o mundo).   



Biografia de Grupta:
Fez parte de vários projetos de investigação em neuro-biologia e neurodegenerativa. Ele ocupou cargos de assistente de pesquisa no CUNY Hunter College em Nova York, onde trabalhou na regeneração neuronal da medula espinhal, e no Instituto de Medicina de Harvard Centro de Doenças Neurológicas, onde estudou a patologia bioquímica da doença de Parkinson.
Gupta é apaixonado por educação e divulgação, tanto como músico e como ativista para as questões de saúde mental. Ele tem o privilégio de trabalhar com Nathaniel Ayers, o músico, brilhante esquizofrênico destaque em "O Solista", como seu professor de violino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário