31 de ago de 2014

14º World Congress of Music Therapy 2014 - Krems an der Donau - Austrian





O Congresso Mundial de Musicoterapia foi realizado em julho na cidade de Krems an der Donau – Áustria

O evento reuniu mais de 1200 participantes contando com profissionais, estudantes e simpatizantes da musicoterapia sendo estes de 45 diferentes países, nos dias 7 a 12 de julho na “IMC University of Applied Sciences Krems”.

O Brasil esteve representado tanto em apresentações orais, pôsteres e sessões intituladas “spotlight sessions” (as quais eram destinadas a todos os paticipantes do congresso onde os musicoterapeutas Lia Rejane M. Barcelos fala sobre “As diversas tradições e culturas” e Renato T. Sampaio apresenta sobre “Pesquisas em Musicoterapia”). Havendo também no congresso maior adesão dos grandes nomes da musicoterapia internacional como Cheryl Dileo, Amelia Oldfield, Kenneth Aigen, Brynjulf Stige, Diego Shapira, Raquel Siqueira e Claudia Zanini.

Foi gratificante estar participando pela primeira vez do Congresso Mundial, onde adquiri conhecimentos dede a diversidade cultural como as perspectivas de pesquisas e atuações na musicoterapia pelo mundo. Evidenciando no caderno de programação um número muito grande de trabalhos sendo expostos e explanados sobre o mesmo tema que ocorriam nos mesmos horários, dificultando a participação.

Houve também o anuncio da nova diretoria da World Federation of Music Therapy de 2014 a 2017.

Presidente: Amy Clements-Cortes
Comissão: *Educação e Formação – Dra. Sumathy Sundar
                  *Prática Clínica – Dr. Daniel B. Tague
                  *Publicações – Dra. Melissa Mercadal-Brotons
                   *Intervenção na Crise Global – Dra. Genne Ann Behrens
                   *Acreditação e Certificação – Dra. Dena Register
                   *Pesquisa e Ética – Dra. Claudia Zanini
                   *Relações Públicas – Ms. Rose Fienman
                   *Organizador do Congresso Mundial – Ms. Michiko Kato




Como também foi anunciado que em 2017 haverá o nosso próximo Congresso Mundial no Japão, que se realizará no mês de julho.

As palavras do musicoterapeuta Gustavo Gattino, são as minhas palavras “Conforme a frase do colega argentino Gabriel Federico, o ano de congresso mundial é algo muito especial. No meu caso, é como uma copa do mundo ou uma olimpíada pela reunião de tantos países em uma única causa apenas, só que ao invés do esporte as pessoas estão conectadas pela musicoaterapia. Posso dizer que participar de um mundial vale cada centavo guardado e cada economia realizada. Incentivo a todos os estudantes e profissionais para que pensem seriamente nesta possibilidade. É uma oportunidade de compartilhar, ouvir, aprender e celebrar. Muito obrigado a todos os colegas que celebraram junto comigo durante o congresso e espero poder revê-los no Japão em 2017.” (sic)

clique no link a baixo e veja o vídeo:



Abraços e espero conhece-los também no próximo Congresso Mundial de Musicoterapia!


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário