30 de ago. de 2015

Oliver Sacks, um Neurocientista que Ama a MÚSICA


É com muito pesar que falece hoje dia 30 de agosto de 2015, o maior divulgador da Musicoterapia, neurologista e escritor Oliver Sacks aos 82 anos.

 O neurocientista que em suas pesquisas cientificas sempre relata que a música tem um poder transformador em pacientes com quadros clínicos de Parkinson e Alzheimer, comprovando a eficácia e a importância de uma vida sonora a qualquer sujeito e que há uma transformação, seja emocional, física, psíquica e social.

Em seu livro "Musicophilia - Talles of music and the bain"  (titulado no Brasil -"Alucinações Musicais") no prefácio Sacks relata que "A música expressa apenas a quintessência da vida e dos eventos, nunca a vida e os eventos em si"...Ouvirmos música não é apenas algo auditivo e emocional, é também motor. "Ouvimos música com nossos músculos" já dizia Nietzche.

Nestas palavras vejo cada vez mais que o ser humano nunca poderá ser um sujeito sem a sonorização, hoje estamos vivendo a pausa, o silencio de um grande estudioso e propagador da Musicoterapia. Que esta pausa nos dê uma abertura para novos outros conhecimentos e assim possamos construir mais e mais uma orquestra de lindos estudos científicos com a músicaXciênciaXser humano que andam sempre juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário