7 de jan. de 2013

Sons para o Corpo e a Alma - Musicoterapia



Na Revista Graça do Mês de Janeiro de 2013, saiu uma reportagem sobre os benefícios da Musicoterapia.

Especialistas mostram a importância da Musicoterapia na restauração da saúde física, mental e espiritual do indivíduo.


Reportagem:
         Patricia Scott

Entrevista:
Dr. João Lorival – Coordenador da UTI Neonatal, do Hospital do Açúcar, em Maceió (AL);
Magali Dias – Secretária geral da UBAM;
Mt. Ludmila Christina S. Poyares – do Instituto de Psiquiatria e pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC)  da Faculdade de Saúde Pública da USP.


“Temos comprovação cientifica de que a música ajuda a diminuir o estresse, melhora a capacidade cognitiva e auxilia o sistema neuropsicomotor” Dr. João Lorival

Segundo Magali diz, para exercer a profissão tem que ter formação e estar inscrito em uma das associações existentes no país.  

“Trata-se de uma psicoterapia que atua simultaneamente em todas as áreas cerebrais, proporcionando a organização interna do individuo. É a utilização cientifica da música e de seus elementos sonoros (som, ritmo, melodia e harmonia, como também os ruídos e o silêncio” 
Mt. Ludmila Christina S. Poyares





2 comentários:

  1. Amei a reportagem. Precisa-se divulgar mais e mais a musicoterapia, e de maneira imparcial e objetiva. Os estudos científicos só revelam como a música reage bem no organismo. A aplicabilidade da musicoterapia deve ocorrer com conhecimento e sensibilidade para acarretar benefícios. Felicidades Ludmila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, fico feliz que tenha gostado da reportagem, que esta seja a primeira de muitas entrevistas para mostrar a efetividade da Musicoterapia na Saúde em todo o Brasil. Abraços

      Excluir